Baixe nosso app

Diferenças entre tipos de câncer de pele e os seus tratamentos

Tipos de câncer de pele: suas diferenças e tratamentos

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, tendo aproximadamente 180 mil novos casos por ano. Durante o verão, os cuidados devem ser redobrados, já que o motivo que potencializa o aumento de casos é a exposição ao sol sem a devida proteção contra os raios ultravioletas, fazendo com que o número de células cancerígenas aumente, ampliando o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer de pele.

Por isso, a tubobem traz algumas informações relevantes e necessárias sobre o câncer de pele, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de cuidar da pele, o mais extenso órgão do corpo humano. Para saber mais sobre cuidados com a sua saúde acesse o nosso blog.

 

Quais são os principais tipos de câncer de pele?

O câncer de pele pode ser dividido entre dois tipos básicos: o melanoma e o não melanoma.

O melanoma tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele, é considerado agressivo, possui capacidade de se espalhar para outros órgãos do corpo, mas quando descoberto na fase inicial tem grandes chances de cura.

Já o não melanoma surge nas células basais ou nas escamosas, é menos agressivo quando diagnosticado precocemente e mais comum, tendo 95% do total dos casos de câncer de pele.

 

Como identificar os sintomas de câncer de pele?

Como identificar o câncer de pele

Para identificar sinais que podem indicar o desenvolvimento de câncer de pele existe uma regra chamada de ABCDE, na qual são observadas manchas e pintas:

  • A: Assimetria
  • B: Borda irregular
  • C: Cores
  • D: Diâmetro (maior que 6mm)
  • E: Evolução

Dessa forma, fique atento a manchas assimétricas que possuem bordas irregulares, que sofrem mudança de cor, com tamanho maior que 6mm e que apresentam uma evolução com o tempo. Nesses casos, não hesite em procurar um dermatologista.

Além desses sintomas, ainda existem outros sinais que podem indicar a doença e que podem variar de acordo com os tipos de câncer de pele.

 

Os sintomas do melanoma podem ser:

Uma pinta ou sinal escuro na pele, com bordas irregulares, acompanhados de sintomas como coceira e descamação na pele. O melanoma maligno é o câncer de pele mais perigoso de todos, podendo causar alterações em um sinal já existente, como aumento do seu tamanho e alteração da sua coloração ou forma.

Os sinais do câncer de pele não melanoma podem ser:

  • Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira;
  • Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira;
  • Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas;
  • Verruga que cresce.

 

Como tratar este tipo de câncer?

O tratamento para o câncer de pele deve ser indicado por médicos especialistas, oncologistas ou dermatologistas e deve ser iniciado o mais rápido possível para ter mais chances de cura. Dependendo das características da lesão, do tipo de câncer, do tamanho e do estado geral da pessoa, podem ser recomendados diferentes tipos de tratamento.

Tratamento para o melanoma

O tratamento inicial do melanoma é feito por meio da remoção cirúrgica da lesão cancerígena e, em seguida, pode ser realizada quimioterapia ou radioterapia, de acordo com a indicação do médico. Outra opção de tratamento para o câncer de pele do tipo melanoma que pode ser indicado pelo médico é o uso de medicamentos que ajudam a fortalecer o sistema imune, de forma que mais células cancerígenas possam ser eliminadas.

Tratamento para o não melanoma

O tratamento para esse tipo de câncer é feito, na maior parte das vezes, apenas com cirurgia que, dependendo da fase de identificação do câncer e tipo o médico, pode indicar: cirurgia micrográfica, indicada especialmente para câncer de pelo no rosto, cirurgia para remoção simples, o tipo de tratamento mais utilizado, e a eletrocoagulação, na qual o tumor é retirado e depois é aplicado uma pequena corrente elétrica para eliminar as células cancerígenas. Mas, caso o câncer esteja numa fase mais avançada, pode ainda ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia.

 

Como prevenir o câncer de pele

Evitar exposição prolongada ao sol entre o horário das 10h e 16h, usar proteção adequada, como bonés, chapéus, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas, aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro solar com fator protetor de no mínimo 30 são alguns dos cuidados com que contribuem para a prevenção contra o câncer de pele. Além disso, sempre observe a sua pele pelo menos 1 vez por mês e esteja atento ao aparecimento de pintas, manchas e sinais. Evite também o bronzeamento artificial, pois a exposição intensa aos raios UVB e UVA aumentam as chances de ocorrerem alterações nas células da pele.

Por isso, ressaltamos a importância em consultar um dermatologista no mínimo uma vez por ano, para fazer um exame completo e assim poder acompanhar a saúde da sua pele.

Aqui, na tudobem, temos especialistas capacitados e prontos para atender você, além de uma rede de laboratórios para você realizar inúmeros exames por um preço mais acessível. Agende a sua consulta na tudobem agora mesmo!

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu