Baixe nosso app

Gastrite nervosa, uma doença psicossomática

gastrite nervosa

 

A saúde física é reflexo das emoções. A máxima “mente sã, corpo sã” sempre revelou a verdade sobre a qualidade de vida das pessoas, já que existem doenças que surgem na mente e na alma e que provocam consequências físicas, as chamadas doenças psicossomáticas. Estima-se que 5% da população mundial seja afetada por esse tipo de enfermidade. Os desequilíbrios emocionais podem causar diversos tipos de doenças psicossomáticas, entre elas a gastrite nervosa. Confira as informações relevantes sobre o assunto que a tudobem reuniu para você saber mais.

O que é gastrite nervosa?

A gastrite é um processo inflamatório agudo ou crônico que afeta o tecido do estômago, denominado mucosa gástrica. Ela é associada a fatores como uso de medicamentos, psicossociais e alimentares. Já a gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é um tipo de gastrite associada às emoções, especialmente ansiedade, depressão e estresse excessivo.

Principais sintomas da gastrite nervosa

Entre os principais sintomas da gastrite nervosa estão:

  • Azia.
  • Queimação.
  • Sensação de estômago cheio.
  • Dificuldade de digestão.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas e/ou vômitos.
  • Dores na boca do estômago.
  • Dor de cabeça.
  • Arrotos frequentes.
  • Mal-estar geral.

Sintomas: gastrite nervosa

A orientação é buscar ajuda médica quando os sintomas são persistentes ou intensos. Para o diagnóstico, o profissional faz a análise dos sinais clínicos, das queixas do paciente e pode solicitar a realização de exames como a endoscopia, que possibilita a obtenção de imagens internas do sistema digestivo.

Principais causas da gastrite nervosa

A gastrite nervosa é desencadeada em momentos de desequilíbrios emocionais, que provocam o aumento da produção do suco gástrico, responsável pelos desconfortos do problema. Diversos fatores podem causar a gastrite nervosa, como má alimentação, tabagismo, consumo de álcool, uso de drogas, comida ou água contaminada por bactérias.

Tratamento

O tratamento para a condição inclui mudanças de hábitos de vida, com a realização regular de exercícios físicos, atividades relaxantes, combate ao consumo de álcool e tabagismo e a priorização de uma alimentação saudável, sem o consumo de alimentos gordurosos e enlatados. Também é importante evitar o sobrepeso e a obesidade. A gastrite nervosa também pode exigir o uso de medicamentos receitados por um médico especialista, nesse caso, o gastroenterologista, para melhorar os sintomas.

Por estar relacionada aos fatores psicológicos e emocionais, cuidar da mente é parte fundamental do tratamento. Por isso, em muitos casos é indicada a realização de psicoterapia com um psicólogo.

Manter uma rotina de sono saudável é outra recomendação para tratar o problema.

Tratamento para gastrite nervosa

Cuide da sua saúde com a tudobem

Se você sofre com algum dos sintomas da gastrite nervosa, a tudobem pode ajudar você a cuidar da saúde e melhorar a sua qualidade de vida. Baixe o aplicativo da tudobem para agendar consultas com médicos de confiança que irão dar orientações sobre a sua condição e acompanhar de perto a sua saúde. Além disso, você terá acesso a exames com condições de pagamento facilitadas. Tudobem, pra você ter mais saúde de maneira descomplicada!

 

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu