Baixe nosso app

Inverno e doenças respiratórias: como prevenir destas enfermidades

Doenças de inverno

 

É só o friozinho começar a chegar para um festival de doenças respiratórias afetar crianças, adultos e idosos por aí. Nariz escorrendo, mal estar, febre, dores no corpo, tosse, dor de garganta e nos ouvidos e outros sintomas são o indício de que o organismo está sendo atacado por vírus ou bactérias.

De acordo com especialistas, durante o outono e o inverno, a incidência de doenças respiratórias aumenta de 30 a 40%. Com o ar mais seco e frio, a tendência é que as pessoas se mantenham em ambientes mais fechados, com pouca ventilação, o que favorece o contato com germes e a transmissão de vírus e bactérias. Além disso, o ar fica carregado de partículas de poeira e poluição, exigindo mais esforço do sistema respiratório, irritando as mucosas e contribuindo para o adoecimento do organismo.

Doenças respiratórias

Entre as doenças mais comuns nesse período, destacam-se resfriado, gripe, amigdalite, pneumonia, rinite, sinusite, asma, otite, bronquite e tuberculose. Para se ter ideia, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estima-se que cerca de 5 milhões de casos graves da gripe sejam registrados anualmente. Com a pandemia da COVID-19 e novas variantes da própria gripe, os cuidados com a saúde nas estações mais frias devem ser redobrados.

Pessoas mais vulneráveis a sofrer com as doenças respiratórias no inverno

Qualquer pessoa está suscetível a ficar doente no inverno, entretanto, alguns grupos específicos são mais vulneráveis do que a maioria da população. Confira quais são esses grupos:

  • Menores de cinco anos de idade: as crianças pequenas, com menos de cinco anos, ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. Por isso, são mais suscetíveis a terem doenças respiratórias e a sofrerem com agentes causadores de alergias, como poeira, mofo e fumaça. Se a criança estiver doente e ir para a escola, a doença será transmitida com facilidade para os colegas.
  • Idosos: indivíduos com 60 anos ou mais são mais vulneráveis a apresentar doenças crônicas que afetam a imunidade, como problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e enfermidades respiratórias. Com o sistema imunológico fragilizado, qualquer infecção pode se agravar facilmente.
  • Imunossuprimidos: esse grupo é formado por pessoas que possuem doenças crônicas que atacam o sistema imunológico, convivem com o HIV, utilizam medicamentos imunossupressores ou passaram por algum transplante. A saúde mais frágil aumenta a vulnerabilidade às doenças respiratórias e suas complicações.

Doenças mais comuns no inverno

Gripe

A gripe é uma infecção aguda que afeta as vias respiratórias e é causada por vírus do tipo Influenza. Ao entrar em contato com o corpo, os vírus se instalam nas células, atacam o sistema imunológico e se multiplicam. Os sintomas, como febre acima de 37,5°C, vermelhidão no rosto, dores no corpo e de cabeça, cansaço, tosse seca, coriza e dor de garganta, manifestam-se normalmente após três dias da contaminação. O tratamento inclui repouso, ingestão de líquidos e de medicamentos prescritos pelo médico. A recuperação leva cerca de sete dias.

Resfriado

O resfriado é o mesmo tipo de infecção da gripe, porém, pode ser causado por vírus, como o vírus sincicial respiratório, o adenovírus e o rinovírus. Seus sintomas são mais amenos, como coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, e a recuperação leva cerca de quatro dias.

Doenças: gripe e resfriado

Rinite

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz que provoca coceira, coriza e espirros. Os agentes causadores da alergia variam, mas normalmente os mais comuns são a poeira, os ácaros, o pólen das plantas, perfumes e pelos de animais. Considerada uma doença crônica, a rinite não tem cura, apenas tratamentos para tratar e controlar os sintomas com uso de medicamentos, além da recomendação de evitar contato com os agentes alérgicos e manter os ambientes sempre limpos e arejados.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, cavidades ósseas ao redor do nariz, maçã do rosto e olhos. Dores na região, febre, cansaço, sensibilidade à luz, pálpebras inchadas, secreção nasal e dor de cabeça são alguns dos sintomas. Pessoas com rinite alérgica são mais suscetíveis a terem a inflamação. Entre as causas estão infecções provocadas por vírus, bactérias ou fungos, quadros ou doenças alérgicas e o tratamento é feito com medicamentos de acordo com orientação médica. Medidas preventivas como lavar o nariz com soro fisiológico, manter os ambientes limpos e arejados, umidificar o ar, inalar vapor, beber bastante líquido e evitar o uso de ar condicionado são importantes para evitar o problema.

Asma

Considerada uma doença crônica, a asma é a inflamação das vias aéreas. Pode ser causada por fatores genéticos, obesidade, rinite, infecções virais, mudanças climáticas e exposição a agentes como pó, ácaros e fungos. Os sintomas normalmente se intensificam nas primeiras horas da manhã e à noite e variam entre tosse seca, respiração curta e rápida, chiado e aperto no peito e dificuldade de respirar. De acordo com a incidência dos sintomas, a doença pode ser caracterizada como intermitente, persistente leve, persistente moderada ou persistente grave. Apesar de não ter cura, existe tratamento para melhorar a condição e evitar complicações. Manter os ambientes limpos, evitar cheiros fortes, não fumar, ingerir bastante líquido e praticar atividades físicas regularmente são algumas formas de prevenção.

Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios, provocando o acúmulo de muco nas vias respiratórias. Entre as causas estão vírus, bactérias, agentes de poluição ambientais ou químicos, tabagismo ou contato com a fumaça do cigarro. Tosse seca ou com produção de muco, chiado no peito, falta de ar e febre são os sintomas mais presentes. O tratamento é feito com medicamentos, ingestão de líquidos e uso de vaporizadores. A prevenção inclui lavagem frequente das mãos, evitar exposição aos fatores de risco e com pessoas com infecções respiratórias, manter os ambientes limpos e arejados, hidratar o corpo e evitar o uso de ar condicionado.

Doenças: bronquite e asmas

Amigdalite

Causada por vírus e bactérias que se instalam nas amígdalas e provocam um processo inflamatório, a amigdalite causa dor de garganta ao engolir, mau hálito, rouquidão, dor de cabeça, rigidez no pescoço, pus na região e febre. Normalmente, o tratamento é feito com uso de medicamentos prescritos pelo médico. Adotar medidas de higiene, evitar o compartilhamento de talheres e copos, ficar longe de fumaça, ter cuidado com mudanças bruscas de temperatura e evitar lugares fechados ajudam a prevenir a doença.

Otite

A otite, infecção ou inflamação dos ouvidos, pode ser externa, média ou interna. A externa afeta o canal do ouvido até a membrana do tímpano e são causadas por traumas pelo uso abusivo de cotonetes, além do contato com água contaminada da piscina ou do mar. A média afeta o ouvido médio e ocorre quando há quadros de acúmulo de secreção no nariz, como no caso de resfriados e sinusites. Já a interna atinge o ouvido interno, é grave e costuma causar queda na audição e tontura intensa. Dor de ouvido intensa, febre, náuseas, coceira, secreção no ouvido e perda de audição temporária fazem parte dos sintomas das otites. O tratamento é feito com medicamentos e é fundamental a avaliação de um otorrinolaringologista.

Pneumonia

A pneumonia é a infecção dos pulmões, causada por vírus, bactérias, fungos e alérgenos. Os sintomas incluem febre alta, tosse com catarro, dor no tórax, dificuldade para respirar, falta de ar, náuseas, vômito e mal estar generalizado. O tratamento é feito com medicamentos e em casos graves é necessária a internação hospitalar. Para prevenir a doença, a recomendação é manter a vacinação em dia, não fumar, lavar as mãos com frequência, evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura, manter os ambientes limpos e arejados e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Outras recomendações

Além das orientações citadas acima, de acordo com o tipo de doença comum no inverno, também é importante ficar atento às recomendações gerais abaixo:

  • Mantenha os ambientes ventilados sempre.
  • Higienize as mãos corretamente com água e sabão, além de usar álcool 70% sempre que necessário.
  • Priorize uma alimentação saudável e variada e evite o consumo de industrializados.
  • Mantenha o corpo hidratado e beba pelo menos dois litros de água por dia.
  • Fique atento ao calendário de vacinação para mantê-lo atualizado.
  • Evite objetos que acumulem poeira nos ambientes da casa.
  • Lave roupas e cobertores guardados por muito tempo antes de usá-los.

Atendimento para doenças respiratórias

Se você tiver alguns dos sintomas de doenças respiratórias, consulte um médico ou procure atendimento em um hospital ou pronto socorro mais próximo. E lembre-se, com a tudobem você pode agendar consultas com médicos de confiança pelo nosso aplicativo, além de ter acesso a exames com condições de pagamento facilitadas. Tudobem, para você ter mais saúde com conforto e comodidade!

 

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu