Baixe nosso app

Quais as diferenças entre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2?

diferenças etre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2

O diabetes é visto por muitos como um bicho de sete cabeças. Além disso, ainda há as diferenças entre os tipo 1 e 2. Então, por muito tempo,  a doença foi vista como um grande problema na vida das pessoas.

Afinal, além da enfermidade em si, obriga o paciente a adotar novos hábitos, como: medir a glicemia, aplicar insulina, diminuir o consumo de doces e carboidratos e fazer exercícios físicos.

Porém, com os cuidados certos e mudanças no dia a dia, a doença pode ser controlada, assegurando uma qualidade de vida ótima ao paciente, que pode ter a sua rotina normal mantida. E, melhor, os cuidados necessários promovem bem-estar a qualquer pessoa, não apenas aos diabéticos.

Apesar da possibilidade de tratamento e a chance de controle dos índices de glicose no corpo, os números assustam. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil ocupa a quinta posição no número de pessoas com a doença, atingindo 13 milhões de brasileiros, e esse número tende a aumentar.

Uma pesquisa da IDF estimou que, até 2045, haverá um aumento de 62% de casos na América Latina, alcançando a marca de 42 milhões de pessoas acometidas pela patologia.

Pensando nisso, a tudobem trouxe um panorama sobre a doença, sintomas, causas e as diferenças entre o diabetes tipo 1 e 2 para você ficar atento a sua saúde e a de toda sua família. Continue a leitura e confira.

O que é Diabetes?

O diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo utiliza a glicose contida nos alimentos. Isso ocorre devido à falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por levar a glicose até as células. Com essa insuficiência, a glicose que não é capaz de entrar na célula acaba ficando presa na corrente sanguínea, levando a um quadro de excesso de açúcar no corpo, conhecido como hiperglicemia.

Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2. Apesar do nome, são doenças diferentes, que possuem em comum a deficiência na produção da insulina e o excesso de açúcar no sangue. No entanto, como mostraremos a seguir, o desencadeamento da doença acontece por diferentes fatores.

Quais as diferenças entre o diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2?

Comumente diagnosticado na infância, o diabetes tipo 1 acontece devido a um defeito no sistema imunológico, que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, impedindo-o de desempenhar sua função corretamente.

Já no diabetes tipo 2, que aparece principalmente durante a adolescência e na fase adulta, o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina o suficiente para controlar a glicemia.

O diagnóstico do diabetes e seu tipo é feito através de exame de sangue e exames complementares, como teste oral de tolerância à glicose ou TOTG, que mede a curva glicêmica.

Existem diferenças nos sintomas entre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2?

Os diabéticos, independentemente do tipo, podem sentir fome e sede constantemente, além da vontade de urinar diversas vezes ao dia. Porém, alguns sintomas diferem uma doença da outra.

Veja quais são os sintomas de diabetes tipo 1:

  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Mudanças de humor;
  • Náuseas;
  • Vômito.

Já outros sintomas comuns do diabetes tipo 2 são:

  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Visão turva;
  • Infecção urinária recorrente;
  • Irritações na pele;
  • Demora na cicatrização de feridas.

Como tratar o diabetes?

O tratamento do diabetes tipo 1 consiste sobretudo na aplicação de insulina; já o tipo 2 tem como tratamento correto o planejamento alimentar, com menos doces e carboidratos, exercícios físicos para ajudar a controlar o nível de glicemia, medicações e, às vezes, insulina.

E fique atento. A prevenção do diabetes é importante em todas as fases da vida, eliminando fatores de risco como sobrepeso, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.

Além disso, é importante ingerir mais frutas e legumes no dia a dia, evitar ficar em jejum ou comer exageradamente e praticar exercícios físicos regularmente.

Em casos de sintomas ou a presença da doença em familiares próximos, consulte um médico endocrinologista, faça os exames frequentemente e lembre-se: estamos aqui para ajudar! A tudobem facilita o acesso a especialistas e realização de exames, através de agendamento online e o melhor, com preços acessíveis. Baixe o app e conheça a tudobem.

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu