Baixe nosso app

Novembro Azul: câncer de próstata será o mais comum em 2022

câncer de próstata

Você sabia que o câncer de próstata será o mais comum entre os homens brasileiros em 2022? Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 29% dos diagnósticos de câncer no país são de próstata e a estimativa é de 65.840 novos casos para o ano que vem. Superando os números de câncer de pele, que estavam, até então, no topo da lista.

Apesar da tendência em crescimento de casos, aqui vai uma boa notícia: esse é um dos tipos de câncer com maior taxa de sobrevida em até 5 anos, após a detecção da doença. Ou seja, cerca de 100% dos casos de câncer de próstata têm cura a partir do diagnóstico precoce.

É por isso que mesmo na ausência de sintomas ou alterações, homens a partir dos 40 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações na glândula, como o endurecimento e
presença de nódulos suspeitos.

O Novembro Azul, campanha criada para a conscientização sobre o câncer de próstata e necessidade de um diagnóstico precoce, surgiu no ano de 1999 na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer para chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina. O grupo realizava ações beneficentes e o valor arrecadado era doado às instituições de caridade para ajudar na prevenção dos casos e tratamentos masculinos.

No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelos homens, diminui.

Continue a leitura e conheça a importância da prevenção e dos exames regulares para uma vida saudável e longe de problemas.

O que é o câncer de próstata?

O câncer é classificado como um crescimento desordenado e acelerado de células em uma determinada parte do corpo. Quando essa anomalia surge na próstata, a glândula responsável por produzir esperma e líquido seminal do homem, ela é chamada de câncer de próstata.

Na grande maioria dos casos, o câncer se desenvolve de forma tão lenta que pode não chegar a causar sintomas nos homens. Em casos mais severos, a glândula pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Quais são os fatores de risco?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer
de próstata, como a idade avançada e fatores genéticos. Confira a lista das principais
causas do câncer de próstata:

  • Histórico familiar: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes
    dos 60 anos;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;
    Obesidade;
  • Idade: é mais comum em homens a partir dos 65 anos;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Falta da prática de exercícios físicos;
  • Exposição excessiva a agentes cancerígenos, como: radicação, amianto,
    agrotóxicos e outros.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Muitas vezes, os pacientes que estão ainda no início da doença podem não apresentar nenhum sintoma.  Então, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Entre os sintomas do câncer de próstata, destaque para:

  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Sentir vontade mais frequente de urinar;
  • Diminuição da potência do jato de urina;
  • Incontinência urinária;
  • Insuficiência renal;
  • Dor óssea;
  • Impotência sexual;
  • Presença de sangue no sêmen ou na urina.

Esses sinais e sintomas também podem ocorrer devido a outras doenças benignas da próstata, como a hiperplasia – problema que causa o aumento exacerbado da próstata a partir dos 50 anos -, e a prostatite, uma inflamação na glândula, geralmente causada pela presença de bactérias no órgão sexual.

Alerta da tudobem: se você tiver algum desses sintomas, procure um médico proctologista e faça os exames necessários.

Como prevenir o câncer de próstata?

A visita regular ao médico proctologista para realização do exame de toque é essencial para prevenir a doença, tratando as alterações e anomalias desde o início.

Isso porque, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Em caso de detecção de doença, o tratamento para câncer de próstata leva em consideração o estado da saúde do homem, o avanço da doença e a expectativa de vida.

Já para problemas localizados, é comum o tratamento através de cirurgia para retirada do tumor, radioterapia e até mesmo a vigilância ativa. Na qual, periodicamente faz-se um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da doença.

Para casos avançados, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamentos hormonais são os mais comuns. Já no avanço da doença, em casos de metástase (quando o tumor original já espalhou-se para outras partes do corpo), o tratamento inicial é a terapia hormonal. Novos agentes hormonais e novas quimioterapias foram desenvolvidas nos últimos anos, assim como agentes modificadores de metástases ósseas.

Além disso, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Para quem quer ficar por dentro do assunto e saber mais sobre a saúde masculina, a plataforma tudobem possui dicas de qual médico especialista procurar em cada caso e quando as visitas devem ser feitas. Clique aqui e confira.

E para ficar tudobem procure ajuda desde cedo! O Novembro Azul está aí e nós chegamos para facilitar o acesso à informação e a médicos especializados, com agendamento online de consultas e exames, afinal, o conhecimento e a prevenção são essenciais para evitar os problemas desencadeados pelo câncer de próstata. Faça parte desse movimento e mantenha sua saúde em dia.

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu