Baixe nosso app

Vida saudável ajudando no tratamento de câncer

Vida saudável contra o câncer

 

Hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, são importantes em todas as fases da vida. Eles podem prevenir diversas doenças. Manter um estilo de vida saudável, durante e após o tratamento do câncer, pode evitar o ressurgimento da doença e contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Por isso, a tudobem reuniu algumas informações para ajudar pessoas que estejam vivendo essa realidade ou que se enquadram no grupo de pacientes que já não vivem mais com o câncer e para que as chances de a doença voltar sejam mínimas.

Diagnóstico confirmado, o que fazer?

Receber a confirmação de uma doença não é nada fácil, ainda mais quando estamos falando do câncer. Cada pessoa tende a reagir de uma forma com o diagnóstico, mas sabemos que em todos os casos será necessário lidar com as suas emoções. Essa passa a ser uma das principais partes do tratamento, pois ao longo da jornada os pacientes podem se sentir angustiados, desmotivados, sem esperança, tristes e deprimidos. Acreditar na possibilidade de cura é o primeiro passo para iniciar esta nova fase. Além disso, buscar todo o suporte necessário da família e da equipe médica.

Hábitos para uma vida saudável que vão ajudar no dia a dia do tratamento

Assim como o câncer afeta cada um de diferentes formas, todas as pessoas têm o poder de tomar diversas atitudes para reduzir o impacto da doença. Segundo o INCA, estima-se que um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

E não para por aí! Incluir esses hábitos de vida saudável durante o tratamento de alguma neoplasia maligna também ajudará o paciente a diminuir o impacto da doença.

  • Estilo de vida: escolher opções saudáveis em seu cotidiano, evite os vícios, como não fumar. Pratique atividades físicas regularmente, consuma alimentos e bebidas saudáveis e reduza a exposição à radiação ultravioleta do sol.
    Manter o peso adequado: estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar as medidas por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.
  • Alimentação saudável: a dieta deve ser variada, equilibrada, saborosa, além de respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Dê preferência às frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões, que são os principais alimentos protetores.

Alimentação saudável

  • Praticar atividade física: os exercícios consistem na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Prática de exercícios físicos

  • Exposição ao sol: é preciso evitar a exposição solar das 10h às 16h. Caso não seja possível, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure áreas de sombra, que podem ser desde árvores até edificações, como marquises.

Tomando sol: vida saudável

  • Crie bons ambientes: escolas e locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física. Empregadores podem oferecer espaços com sombra para evitar a exposição solar de seus funcionários.

Com a tudobem a sua saúde sempre estará em boas mãos. Reunimos em nosso site uma equipe variada e qualificada de profissionais para atender seja qual for a sua necessidade. A preços acessíveis, mas sem perder a qualidade do seu atendimento, você poderá agendar a sua consulta ou exames usando apenas o seu celular. A sua saúde é e sempre será o maior bem da sua vida. Cuide-se com a tudobem! Acesse o nosso site e saiba mais.

 

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu