Baixe nosso app

Saúde do homem: menos preconceito e mais qualidade de vida

Saúde do Homem

 

Atualmente a saúde dos homens vem ganhando espaço em campanhas, conversas e, consequentemente, vemos um crescimento da procura de homens de diferentes idades por médicos, informações e cuidados com a sua saúde. Mas, infelizmente, isso ainda não é o suficiente, pois, em contrapartida, ainda encontramos a maior e pior barreira em relação a esse assunto: o preconceito. Como reflexo disso, aqui no Brasil temos uma diferença de até 7 anos entre a expectativa de vida de homens para mulheres, estando propensos a diversas doenças que vão muito além do câncer de próstata. Tem interesse sobre a saúde do homem? Continue com a tudobem e saiba mais!

Saúde do Homem: preconceito

Preconceito, o grande vilão na saúde do homem

Grande parte das doenças que afetam a saúde do homem podem ser evitadas com medidas de prevenção e curadas com tratamento adequado e um diagnóstico precoce. O preconceito e a falta de tempo são as principais causas apontadas pelos homens para a negligência com os cuidados com a saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens entre 40 e 70 anos fizeram o exame de toque, usado para avaliar doenças como o câncer de próstata.

Quais são as doenças mais comuns entre os homens?

Câncer de pele, câncer de próstata, hepatite, cirrose, essas são algumas das doenças mais comuns que atingem a saúde do homem. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre elas e assim ficarmos atentos aos seus sintomas.

Saúde do Homem: principais doenças

Câncer de Pele: Dividido entre melanomas e não melanomas, o câncer de pele tem origem na irradiação solar. Os homens são os mais atingidos pela falta do uso de filtros solares, proteção fundamental para a prevenção da doença.

Câncer de Próstata: O câncer de próstata atinge principalmente homens acima de 40 anos. Com altas chances de cura quando o diagnóstico é realizado de forma precoce, o câncer de próstata deve ser tratado desde o início.

Câncer de Testículo: Um pouco menos comum que o câncer de próstata, o câncer de testículo atinge homens entre 15 e 50 anos. Suas chances de cura são altas quando a doença é descoberta ainda no início, e seu diagnóstico também pode ser feito por meio de consultas preventivas.

Câncer de Pulmão: Na maior parte dos casos, o câncer de pulmão está relacionado ao tabagismo, afetando 2 vezes mais a saúde do homem do que da mulher. Com sintomas como tosse constante, falta de ar, dores no tórax e escarro com sangue, é preciso buscar acompanhamento médico o mais rápido possível.

Doenças Hepáticas: As doenças hepáticas (aquelas que atingem o fígado) têm entre as mais comuns o câncer de fígado, esteatose (excesso de gordura no fígado), hepatites e cirrose. Seja por vírus, herança genética ou um estilo de vida não saudável, as doenças hepáticas são graves e devem ser identificadas ainda no início, confirmando assim a importância em realizar exames de prevenção.

Doenças Cardiovasculares: As doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, afetando mais homens do que mulheres. Entre os distúrbios cardíacos mais comuns estão o infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis: Algumas ISTs podem não apresentar sintomas tanto no homem quanto na mulher. Por isso, caso haja relação sexual sem preservativo, o indicado é procurar um profissional. As doenças sexualmente transmissíveis, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para quadros graves como infertilidade e câncer, e muitas podem ser fatais.

Como vimos, além de não buscar cuidados específicos em consultas e exames preventivos à saúde do homem também é influenciada por seu comportamento, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Portanto, ter hábitos que ajudem na prevenção como alimentação saudável, prática de atividades físicas, abandonar o tabagismo e o acompanhamento médico periódico é fundamental para evitar essas enfermidades.

Com a tudobem você tem um quadro de especialistas de diferentes áreas prontos para te atender e garantir mais qualidade de vida para todos os homens de todas as idades. Além disso, com a tudobem você tem disponível laboratórios para realizar uma grande variedade de exames, tudo isso ao seu alcance a preços acessíveis. Acesse o nosso site e agende a sua consulta!

 

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu