Baixe nosso app

Dermatites: quais os tipos e seus tratamentos

Dermatites

 

Cuidados diários com a nossa saúde são essenciais para evitar o surgimento de diversas doenças, e com a nossa pele não é diferente. Temos certeza que você já ouviu falar sobre dermatites, mas você sabia que existem vários tipos e que cada uma delas possui causas e sintomas diferentes? A tudobem preparou este artigo para orientar você e esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

O que são dermatites?

Trata-se de uma reação da pele que pode ser causada por diferentes motivos, podendo gerar vermelhidão, coceira, descamação, entre outros problemas que podem aparecer em diferentes áreas do corpo. A condição pode ocorrer em qualquer idade, até mesmo em bebês. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a dermatite não é contagiosa e o seu tratamento depende do tipo e causa, podendo ser feito com remédios ou cremes prescritos pelo dermatologista.

dermatites

Quais são os principais tipos de dermatite?

Os principais tipos de dermatite podem ser identificados de acordo com os seus sintomas ou causas. São divididos em:

Dermatite de contato: é uma inflamação da pele causada por contato direto com uma substância em particular. A erupção cutânea pode coçar muito, mantendo-se limitada a uma área específica, e geralmente com bordas bem-definidas.

Dermatite atópica: ou eczema atópico, é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam.

Dermatite seborreica: é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas do rosto, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax.

Dermatite herpetiforme: também conhecida como doença de Duhring-Brocq, a dermatite herpetiforme é uma alteração patológica cutânea benigna, caracterizada pela sensação de prurido (coceira) e queimação.

Dermatite ocre: é uma inflamação que ocorre na pele da parte inferior das pernas. O problema está muito associado às varizes, por estarem associadas ao acúmulo de fluidos nesta região, sendo esse o principal fator para a manifestação do quadro.

Principais sintomas das dermatites

Dermatite de contato: pode apresentar coceira, vermelhidão, erupção cutânea, descamação da pele e inchaço.

Dermatite atópica: apresenta lesões vermelhas que coçam, formam crostas e podem ou não descamar.
Dermatite seborreica: afeta principalmente o couro cabeludo e regiões mais oleosas, como nas laterais do nariz, orelhas, pálpebras e sobrancelhas, mas também tem como sintoma vermelhidão, aparecimento de manchas e descamação.

Dermatite herpetiforme: provoca o aparecimento de bolhas que coçam muito e apresentam queimação intensa.

Dermatite ocre: apresenta manchas arroxeadas ou marrons por causa do acúmulo de sangue.

Quais os tratamentos disponíveis para dermatites?

Quem sofre com o aparecimento de dermatite é afetado não só fisicamente, mas também psicologicamente, já que pode provocar baixa autoestima. A boa notícia é que a dermatite tem cura e o tratamento varia de acordo com a causa. Para termos um tratamento correto, é fundamental saber o que está causando a dermatite, por isso o acompanhamento médico adequado é muito importante.

Dermatite e seus tratamentos

Falando separadamente sobre os tratamentos das dermatites, temos:

Dermatite de contato: é de extrema importância o afastamento do que está causando externamente o problema, além de tratamento com medicamentos adequados.

Dermatite atópica: é necessário realizar uma avaliação individual e regular para, assim, controlar e diminuir a volta da doença, principalmente em casos mais sintomáticos.

Dermatite seborreica: a dermatite seborreica pode melhorar sem necessidade de tratamento, no entanto, em alguns casos pode ser necessário o uso de shampoos, cremes ou pomadas com corticoides, imunossupressores na forma de cremes ou loções e, até antifúngicos na forma de pomada, gel, creme ou shampoo.

Dermatite herpetiforme: é feito por meio de modificações nos hábitos alimentares e do uso de anti-inflamatórios. O tratamento também inclui antibióticos e uma dieta livre de glúten.

Dermatite ocre: podem incluir meias de compressão e cremes sob prescrição médica.

Dermatites e Hidratação de pele

Além de corticoides e outros medicamentos, a hidratação da pele é de extrema importância para o controle da dermatite. Ainda como forma de tratamento, podem ser tomadas medidas comportamentais, como o afastamento de fatores agravantes que desencadeiam a dermatite, por exemplo, poeira, pólen, alimentos, produtos de limpeza, bijuterias, entre outros responsáveis por alergias.

Os especialistas capacitados para diagnosticar dermatites são: dermatologistas, alergistas, clínicos gerais e imunologistas. Por também existir uma relação entre dermatites e alergias, é sempre recomendado exames para indicar se a pessoa possui alguma alergia. Feito através de um exame de sangue, também chamado de exame de sangue para IgE específica, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico. Tendo conhecimento se o paciente possui alguma alergia, o tratamento será mais rápido e eficaz (quando falamos de dermatites de contato, por exemplo).

Aqui na tudobem, você pode agendar a sua consulta com o especialista de sua preferência e não só isso! Disponibilizamos laboratórios onde você poderá realizar esse e muitos outros exames a preços acessíveis. Tudo para você ter saúde e qualidade de vida. Acesse o nosso site, baixe o nosso app e agende a sua consulta.

 

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu