Baixe nosso app

Tecnologia na medicina: vantagens vão além da telemedicina

 

Com a pandemia de Covid-19, o Brasil e o mundo passaram a acompanhar de perto os esforços da ciência para chegar, em tempo recorde, a soluções como a criação de uma variedade de vacinas contra o coronavírus. Mas vale lembrar que nada disso seria possível se não tivéssemos a tecnologia como aliada. Os recursos tecnológicos crescem exponencialmente e vêm se tornando cada vez mais presentes na medicina, passando pelas complexas salas de cirurgia com o auxílio de robôs e inteligência artificial, garantindo diagnósticos mais precisos, chegando até aos agendamentos rotineiros de consultas.

De acordo com a Bitkom, associação alemã de TI, as consultas por vídeo, por exemplo, passaram a fazer parte do dia a dia de mais 25.000 consultórios médicos na Alemanha desde o início da pandemia. No Brasil, a prática de telemedicina foi aprovada em 2020 em caráter emergencial e segue vigente. Além da telemedicina, o avanço da tecnologia torna possível a criação de aplicativos exclusivos para serviços médicos. Profissionais de diversas especialidades podem oferecer seus serviços a empresas privadas de saúde que, por meio de aplicativos de celular, repassam aos pacientes os profissionais de saúde disponíveis para consultas on-line em tempo real.

Por meio dos dispositivos móveis, os pacientes ganham agilidade na hora do tratamento e na troca de comunicação com o médico. Além disso, o celular permite acesso a vários aplicativos de saúde, não necessariamente medicamentosos. Para pacientes com diabetes, por exemplo, existem aplicativos de controle de glicemia que facilitam a rotina.
Confira abaixo algumas vantagens que a tecnologia trouxe para a medicina:

  • Otimiza o atendimento ao paciente;
  • Personaliza a comunicação com o paciente (Chatbot);
  • Oferece maior conforto ao paciente, já que ele pode receber o resultado de um exame no WhatsApp;
  • Tem exames mais completos e entregues com mais agilidade (Telelaudo);
  • Otimiza as tarefas administrativas e garante maior gestão de tempo e produtividade das equipes;
  • Reduz custos com servidores físicos, já que a tecnologia na medicina utiliza-se de armazenamento em nuvem;
  • Maior segurança dos dados;
  • Melhora a experiência e a jornada do paciente;
  • Aumenta a quantidade de agendamentos de consultas e entregas de exames/laudos.

Se formos pensar, historicamente, o médico desempenha um papel de grande valor social, além de ter um papel determinante na condução do caso clínico.

Embora seja o profissional que possui o conhecimento para ajudar a população, o personagem principal sempre será o paciente. Além disso, com a facilidade ao acesso às informações, as pessoas procuram adquirir conhecimento por meio das mais diversas fontes, sendo a Internet a principal delas. Sabemos que é fundamental checar a veracidade dos dados, para que não sejam elaborados conceitos errôneos sobre determinada condição. Com maior conhecimento sobre o assunto, o paciente passa a ter sabedoria para manifestar mais sua opinião acerca da própria saúde, deixando de ser passivo no tratamento e passando a ser ativo na tomada de decisões.

Segundo a Offer Wise Pesquisas, nos últimos anos, ocorreu um forte avanço do número de idosos com acesso à internet: o percentual de brasileiros com mais de 60 anos navegando na rede cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021. A partir disso, a tecnologia na medicina como aplicativos para agendamento de consultas ou exames tornaram-se verdadeiros facilitadores para os pacientes idosos, já que a partir do uso desses aplicativos, eles ganham empoderamento e mais qualidade de vida. Sem contar que estar em contato com a tecnologia melhora a autoestima e traz benefícios cognitivos para os idosos, já que esse contato estimula o cérebro, afastando os riscos de demência ou doença de Alzheimer.

Se estamos falando em medicina e tecnologia, estamos falando da tudobem, já que nós somos um aplicativo que reúne os melhores médicos de diferentes especialidades, laboratórios e clínicas de imagem que são referência no mercado, tudo isso a preços reduzidos. Sabe o que mais? Com a tudobem você não paga mensalidade, apenas uma taxa de administração quando utilizar o serviço. A taxa entra diretamente no carrinho após selecionar o agendamento. Quer experimentar? Acesse o site da tudobem e tenha os nossos serviços na palma da sua mão: https://ficatudobem.com.br/.

 

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu