Baixe nosso app

Menopausa: saiba como lidar e a identificar seus sintomas

 

Menopausa. Atualmente muito tem se falado sobre esse período da vida da mulher, no qual ocorre o fim da menstruação e transformações até então pouco conhecidas. Há alguns anos, as mulheres não tinham expectativa de vida suficiente para chegarem ao fim da fase reprodutiva, com isso os sintomas, diagnósticos e tratamentos da menopausa eram pouco explorados. Hoje, com a mudança desse cenário, mulheres brasileiras entre os 51 e 55 anos convivem com esta etapa da vida. Sendo assim, cada vez mais surge a necessidade de entender as particularidades desse período, bem como entender que cada mulher pode ser acometida por essa mudança de diferentes maneiras. Ficou interessada? Continue com a tudobem e saiba mais!

O que é a menopausa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é “a cessação permanente da menstruação por perda de função ovariana” e a “menopausa natural acontece depois de 12 meses consecutivos de ausência de menstruação sem causas patológicas”. Quando a mulher nasce, ela possui, em média, 3 milhões de óvulos. Na puberdade, eles já são 400 mil, tendo a partir daí, em média, mais 20 anos de idade fértil, podendo chegar até os 40 ou 45 anos dependendo de cada mulher. Ao chegar a esse ponto da vida surgem sintomas causados pela deficiência estrogênica, advindo do hormônio estrogênio. Hoje, sabe-se da importância do estrogênio para a manutenção da saúde feminina, já que ele evita doenças cardiovasculares, diminui as chances de osteoporose, influencia as funções cognitivas e atua em outras áreas do corpo.

Menopausa precoce x menopausa tardia

Já sabemos que menopausa é o nome dado à última menstruação. Ela é considerada precoce quando ocorre antes dos 40 anos e tardia após os 52 anos.

Mulheres que entram na menopausa de forma precoce, ficam expostas ao processo de envelhecimento por mais tempo, ou seja, com a baixa de hormônios como o estrogênio ou o estradiol, por exemplo, existe um risco do aumento de doenças cardíacas e a diminuição da densidade óssea, trazendo problemas físicos por um período maior na sua vida. Além disso, existe uma mudança no perfil hormonal feminino e no metabolismo, trazendo mudanças para o corpo, como o aumento da circunferência abdominal e da gordura visceral, sendo agravantes para o surgimento de problemas cardiovasculares. Outro ponto muito importante é que a menopausa precoce antecipa o período de infertilidade na vida da mulher. E o que isso quer dizer? Caso a mulher não tenha planejado uma gravidez até aquele momento, talvez possam surgir problemas para engravidar.Todas essas alterações hormonais não afetam apenas a saúde física, mas também mental, com sintomas como irritabilidade, ansiedade, baixa autoestima, alterações no humor e melancolia.

A menopausa tardia é um processo natural e que pode estar associado à predisposição genética, trazendo benefícios para a vida da mulher. Ao contrário da menopausa precoce, a tardia irá manter a proteção do corpo feminino por mais tempo por meio da produção de seus hormônios.

Quais são as principais causas?

A principal causa da menopausa é a idade. Ela também pode aparecer por conta de cirurgias ginecológicas, como a histerectomia, a exposição à quimioterapia e à radioterapia, e a falência ovariana precoce, quando os ovários deixam de produzir hormônios reprodutivos.

Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas podem ser tanto físicos quanto emocionais. Confira alguns dos mais comuns:

  • Menstruação irregular;
  • Ondas de calor na pele;
  • Aumento do suor, principalmente durante a noite;
  • Palpitações e sensação de desmaio;
  • Secura vaginal;
  • Diminuição da libido;
  • Insônia;
  • Mudanças de humor, com características de ansiedade, depressão e irritabilidade;
  • Diminuição da autoestima;
  • Redução no metabolismo;
  • Aumento de peso;
  • Dores de cabeça;
  • Calafrios;
  • Diminuição da memória;
  • Perda de elasticidade da pele;
  • Secura na pele e cabelos;
  • Crescimento dos níveis de porosidade dos ossos;
  • Incontinência urinária.

Vale lembrar que nem todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo ou são obrigatórios em todas as mulheres. Ou seja, eles podem mudar de pessoa para pessoa e aparecerem em níveis diferentes.

Tratamento para a menopausa

Muitas mulheres sofrem só em pensar na menopausa. Entretanto, esse é um processo natural do organismo feminino e nem sempre é um período tão ruim quanto parece.

Para aliviar os sintomas e trazer mais qualidade de vida para mulheres na menopausa existem algumas opções de tratamento. Confira:

  • Reposição hormonal;
  • Remédios não hormonais;
  • Terapias alternativas.

A reposição hormonal talvez seja o tipo de tratamento mais conhecido e é também o mais efetivo para os sintomas de ondas de calor, por exemplo, reduzindo em até 75% a sua frequência e quase 90% do seu grau de severidade. Ela é feita a partir da reposição de estrógeno ou ainda a combinação de estrogênio e progesterona.

Para iniciar o tratamento via reposição hormonal deve-se considerar os riscos à saúde, avaliando suas condições, já que alguns tipos de terapia com hormônios podem complicar e aumentar o risco de câncer, como os de mama e cólon do útero.

Caso você se enquadre nas restrições de reposição hormonal, há opções de tratamento com remédios não hormonais, como antidepressivos, antidopaminérgicos e hipno-sedativos. Por fim, existem ainda as terapias alternativas, como a homeopatia, a fitoterapia e a acupuntura.

Bem-estar feminino durante a menopausa

Para conviver melhor tanto com os sintomas quanto com o tratamento, existe uma série de atitudes que irão ajudar a mulher a ter mais qualidade de vida, como:

  • Beber muita água;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tomar sol regularmente;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Fazer terapia.

Assim como a saúde física, a saúde emocional da mulher também precisa de atenção durante esse período de tantas transformações. O auxílio de um profissional irá proporcionar momentos de aprendizado para superar esta fase. Ter o controle dos seus pensamentos e consciência do processo que está acontecendo no seu corpo podem ser essenciais para passar pelas mudanças de uma maneira mais leve.

Acompanhamento profissional é essencial 

Em todas as etapas da vida feminina é recomendado o acompanhamento de um médico ginecologista. Durante a menopausa, não poderia ser diferente, já que durante esse período podemos dizer que ocorrem as maiores mudanças hormonais da mulher, atingindo a sua saúde mental e física. Nessa fase da vida, ainda existe a necessidade de realizar exames para prevenir doenças, como câncer de mama, ovário e útero, por exemplo. Como vimos, durante esse período existe a tendência de essas e outras enfermidades aumentarem. Outros problemas também começam a surgir e devem ser tratados corretamente para que não se agravem na terceira idade, como o ressecamento vaginal, que provoca ardor, infecção urinária e outros sintomas. Por isso, independente da sua idade, visite regularmente o seu médico ginecologista e mantenha a sua saúde sempre em primeiro lugar! Aqui na tudobem você agenda sua consulta de um jeito bem fácil e rápido, acesse o nosso site e comece a se cuidar agora mesmo: https://ficatudobem.com.br/.

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu