Baixe nosso app

Como manter a qualidade de vida durante a terceira idade

Como manter a qualidade de vida na terceira idade

 

Atualmente, no Brasil, as pessoas idosas correspondem a 14% da população. No mundo já temos 841 milhões de idosos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que também estima que esse número chegue a 2 bilhões em 2050. Pela primeira vez, a população de pessoas idosas deve ultrapassar a de crianças com menos de cinco anos de idade. Com isso, a preocupação com a qualidade de vida e bem-estar na terceira idade tende a ser um tema recorrente nos próximos anos.

Durante essa fase o corpo passa a conviver com diferentes mudanças, desde problemas físicos, até questões emocionais e psicológicas, que podem os deixar mais vulneráveis a complicações físicas.

Outros pontos que merecem atenção no processo de envelhecimento são: a mobilidade, problemas de visão, equilíbrio, perda de audição e perda de massa muscular. Esses pontos contribuem para a insegurança e muitos deles deixam de dirigir e até mesmo de sair de suas casas por conta das dificuldades de locomoção e comunicação.

Por isso, adotar novos hábitos torna-se essencial para ter mais qualidade de vida, principalmente na terceira idade. Confira com a tudobem alguns passos para conseguir atingir esse objetivo!

Os principais desafios de envelhecer

Viver mais nem sempre é sinônimo de viver bem. Os idosos enfrentam muitos desafios nos dias de hoje, que podem tornar eles cada vez mais vulneráveis, podendo desenvolver depressão e outras doenças. O principal deles é conseguir manter a saúde e a sua disposição para desempenhar suas atividades do dia a dia. Quando isso não acontece, muitos são abandonados por suas famílias. A falta de visitas, interações sociais e convívio com entes queridos gera o isolamento, fazendo com que o idoso se sinta abandonado e esquecido.

Outro desafio da terceira idade é lidar com a perda da audição, que atinge muitas dessas pessoas. Por não ouvirem bem, muitas acabam deixando de conversar com amigos e familiares, já que não entendem o que está sendo dito. A falta de respeito, atenção e cuidado podem contribuir para o desenvolvimento do quadro de depressão. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a qualidade de vida do idoso, evitando, assim, o aparecimento de doenças.

 

Qualidade de vida na terceira idade é possível!

Viver por mais tempo não significa ter qualidade de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é muito mais do que isso, é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Dessa forma, para ter qualidade de vida é preciso unir o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional. Sem deixar de lado os relacionamentos sociais, como família e amigos, saúde, educação, habitação, saneamento básico, e outros campos da vida.

 

Dicas para envelhecer com qualidade de vida

Existem diversas formas de manter a qualidade de vida nessa fase, principalmente por meio da criação de hábitos saudáveis. Confira, a seguir, as principais dicas de como fazer isso.

Prática de exercícios físicos: ser um idoso sedentário pode contribuir para a dependência e a limitação. Assim, a prática de atividades físicas é um dos pontos principais para ter a saúde em dia. Mesmo o exercício mais leve pode auxiliar a preservar a mente e o corpo equilibrados.

É importante investir em exercícios aeróbios, como caminhada, natação ou dança, que fortalecem a musculatura e aumentam a flexibilidade.

Os principais benefícios das atividades físicas são:

  • Melhora a memória e o raciocínio lógico;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Aumento da autoestima;
  • Bom funcionamento do sistema imunológico.

Alimentação balanceada é fundamental: manter uma alimentação equilibrada é essencial nessa fase da vida. Essa necessidade existe porque o organismo passa por algumas alterações em seu metabolismo que exigem um hábito alimentar específico para que o corpo continue funcionando da melhor maneira. Veja algumas delas:

  • Tenha uma alimentação colorida, escolhendo ingerir verduras, legumes, frutas e cereais integrais;
  • Dê preferência aos alimentos naturais, em vez dos processados;
  • Reduza a quantidade de sal nos alimentos;
  • Beba cerca de 2 litros de água por dia.

Mantenha o cérebro ativo: sem treinamento o cérebro tende a se degenerar. Para que isso não aconteça, ele precisa de cuidados especiais. É essencial treinar a memória para prevenir a perda de memória e fortalecer as ligações neurais. Por isso, opte pelos jogos de memória, leia livros, aprenda um novo idioma, toque um instrumento musical, experimente novos hobbies, faça qualquer atividade que estimule a atividade cerebral.

Não se isole socialmente: seja socialmente ativo! Uma das maiores dificuldades relacionadas à terceira idade é o aparecimento da depressão. Quando filhos saem de casa e a perda de pessoas do seu ciclo social passa a acontecer com maior frequência, o idoso acaba sofrendo com tais acontecimentos. Além disso, em alguns casos a aposentadoria pode causar um sentimento de inutilidade no idoso.

Portanto, manter a sua vida social ativa é essencial para que o idoso se sinta parte de um grupo e continue tendo a mente estimulada. Ações como as listadas a seguir podem contribuir para que o idoso mantenha a sua vida social mais ativa.

  • Dedicar-se a trabalhos voluntários;
  • Atividades em grupo;
  • Aulas de dança;
  • Excursões.

Cuidados com a saúde mental: quando somos crianças, adolescentes e adultos o cuidado com a saúde mental é fundamental, na terceira idade isso não poderia ser diferente. Como citamos anteriormente, a depressão pode acontecer por diversos motivos nessa fase da vida. Seja pelo isolamento social, seja por alguma privação causada pelas mudanças corporais, o idoso pode se sentir incapaz ou colocado de lado. Por isso, reforçamos que ter uma rotina saudável, desempenhar atividades prazerosas, dormir bem, participar de grupos são pontos importantes para manter a saúde mental do idoso. Em casos específicos, a orientação e contribuição de um especialista através de uma avaliação específica pode ser necessária para recuperação da saúde mental do idoso.

 

Rede de apoio e ajuda: uma equipe capacitada de médicos contribui na melhora da qualidade de vida do idoso

Procurar por ajuda médica nessa fase é indispensável para garantir a qualidade de vida do idoso. Por isso, procure um profissional de saúde adequado e especializado para que ele possa monitorar a sua saúde. A tudobem conta com uma equipe de profissionais especializados para atender às diversas necessidades dos idosos, além de exames laboratoriais e de imagem à disposição do paciente. Acesse a plataforma, conheça mais sobre a tudobem!

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu