Baixe nosso app

Pressão Alta: conheça as causas, sintomas e como prevenir

Pressão Alta: causas, sintomas e como prevenir

 

A hipertensão arterial, também conhecida como “pressão alta”, é um dos problemas de saúde mais comuns do planeta e os seus sintomas na maioria das vezes são “silenciosos”, o que aumenta o risco dessa doença para a saúde.

A hipertensão arterial pede maior atenção quando lidamos em conjunto com outras doenças que afetam o pulmão, pois sabe-se que pessoas portadoras de doenças crônicas estão em maior risco de sofrerem mais com as complicações vindas dessas infecções.

Continue com a tudobem para saber o que é a hipertensão, os seus sintomas, como funciona o seu tratamento e mais informações sobre essa doença silenciosa e, por vezes, traiçoeira.

 

O que é a hipertensão ou pressão alta?

Pressão Alta e suas causas

A hipertensão arterial é o aumento fora do normal e por um longo período da pressão que o nosso sangue faz ao circular pelas artérias do corpo, e por esse motivo a doença também é conhecida como pressão alta.

A hipertensão é uma doença crônica, que pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo 90% dos casos hereditários. A pessoa passa a ser considerada hipertensa quando a sua pressão arterial fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. Para fazer a medição, é utilizado um aparelho chamado esfigmomanômetro, posicionado em volta do braço, e um estetoscópio para ouvir os sons do peito.

Quando a pressão arterial fica descontrolada, há uma dilatação no coração e isso danifica as artérias, pois a hipertensão está envolvida com a força que o sangue faz contra as paredes arteriais para circular por todo o nosso corpo. Com o estreitamento das artérias, aumenta-se a necessidade de o coração bombear mais fortemente para impulsionar o sangue e, então, recebê-lo de novo.

A partir daí, o risco de ocorrerem problemas vasculares cerebrais, como o AVC, e cardíacos, como o infarto, doenças renais, alterações na visão e impotência sexual, são significativamente maiores.

 

Causas da “pressão alta”

Como falamos anteriormente, na maioria dos casos a hipertensão surge por causas hereditárias, mas existem alguns fatores que podem causar o aumento da pressão arterial, entre eles temos: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumir muito sódio, ter níveis altos de colesterol e sedentarismo. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior em pessoas negras e que aumenta com a idade, podendo ser maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

 

Quais são os sintomas e sinais da “pressão alta”/hipertensão?

Por ser uma doença silenciosa, apresentando sintomas na maioria dos casos quando a doença está mais avançada ou quando a pressão arterial alcança altos picos de repente, ela requer uma atenção redobrada. Fazer exames regularmente, principalmente se os pais possuírem a doença, é o ideal para detectá-la e tratá-la previamente. Mas existem sim alguns sinais de que o nosso corpo nos dá e que podem nos ajudar a detectar a pressão alta, uma dor de cabeça repentina, falta de ar ou tontura são alguns desses sinais. Saiba um pouco mais sobre eles e porque ocorrem.

 

  • Dor de cabeça: algumas pessoas conseguem identificar a dor de cabeça quando estão com a pressão alta. Isso pode acontecer porque esse aumento da pressão do sangue que acontece quando existe hipertensão, também ocorre nas artérias que passam pela cabeça e pela nuca, causando dor.
  • Falta de ar: a hipertensão arterial desencadeia diversos mecanismos de compensação no organismo. Assim, pode surgir a falta de ar.
  • Visão borrada: a pressão alta interfere nos vasos que irrigam a retina, tecido no fundo do olho crucial para captação das imagens. É por isso que alguns hipertensos relatam sofrer de visão embaçada.
  • Tonturas: como o sangue está circulando em alta pressão, pode haver comprometimento de sua distribuição, principalmente no sistema circulatório cerebral que tem vasos muito delicados. Desse modo, a consciência e o equilíbrio são prejudicados, surgindo as tonturas.
  • Dores no peito: quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes, surgindo um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco e, consequentemente, a dores no peito.
  • Zumbido no ouvido: o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta.

 

Tratamento para a hipertensão arterial

O primeiro passo para o tratamento da hipertensão mais leve pode estar em algumas mudanças de hábitos, sem a necessidade de medicamentos. O controle do peso corporal é de suma importância e a perda de peso em pacientes em sobrepeso ou obesos têm grandes impactos na queda da pressão arterial.

Além disso, é preciso manter uma alimentação balanceada, diminuir o consumo de sal, praticar exercícios físicos, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e controlar o estresse. Se mesmo depois das mudanças no estilo de vida, a pressão continuar subindo ou se estabilizar apenas em um nível mais elevado, o especialista prescreve medicamentos para controlar a situação, alguns deles são os conhecidos diuréticos, que eliminam o sódio por meio da urina.

Em casos de hipertensão mais grave, quando a pressão não fica abaixo de 14 por 9, o médico especialista lança mão do uso de um cateter, por exemplo, que dilata os vasos e diminui a pressão arterial. A conduta irá depender de cada caso. Mas é bom ter em mente que um estilo de vida mais saudável sempre irá ajudar, não importa a gravidade.

Agora que você já sabe quais os sintomas, causas da hipertensão e a importância em manter a regularidade dos seus exames para prevenir a doença, agende uma consulta por meio da tudobem, temos uma equipe multidisciplinar pronta para atender e ajudar você a ter uma vida mais saudável.

Acesse nosso site e saiba mais!

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu