Baixe nosso app

Chegou o verão! Fique atento às doenças mais comuns

Saiba queis são as doenças mais comuns no verão e como evitá-las

Desidratação, insolação, conjuntivite, brotoejas, micoses… Essas são algumas das doenças mais comuns nos dias de calor.

Elas podem aparecer em adultos e crianças e acabar com o clima de alegria das férias. Para que isso não ocorra, abaixo vamos dar dicas e mais informações sobre como identificar e tratar para ficar tudobem com você e toda a sua família.

11 doenças mais comuns no verão

Desidratação

Durante o verão, a desidratação ocorre principalmente em crianças e idosos, e pode ter sérias complicações. É uma das doenças mais comuns da estação e ocorre quando perdemos mais líquidos e sais minerais do que os ingerimos.

Em quadros de desidratação leves e moderados, além do aumento da sede, os principais sintomas são:

  • Fraqueza;
  • Pressão baixa;
  • Cansaço;
  • Sonolência.

A primeira regra para manter a boa hidratação do corpo é beber muita água. Além disso, consuma frutas ricas em água, como a melancia e o abacaxi.

Insolação

Ficar horas e horas debaixo do sol é coisa do passado! O cuidado com a pele está cada vez mais em pauta. E, no verão, com toda a exposição ao sol, esses cuidados devem ser redobrados.

A insolação é desencadeada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Alguns dos seus sintomas são:

  • Dores de cabeça;
  • Temperatura corporal acima dos 40ºC;
  • Fraqueza muscular;
  • Pele quente e seca;

Ao perceber tais sintomas, beba bastante água fria, borrife água pelo corpo, mantenha a cabeça elevada e procure a ajuda de um especialista.

Conjuntivite

A conjuntivite pode ser de dois tipos: infecciosa (viral ou bacteriana) ou alérgica. Assim que aparecerem os primeiros sintomas, como vermelhidão, coceira, secreção, fotofobia e sensação de areia nos olhos, procure por um médico especialista para que ele identifique o tipo de conjuntivite e indique o melhor tratamento.

Brotoejas

As brotoejas estão entre as dermatites mais comuns no verão. Aparecem de forma repentina e podem atingir grandes áreas do corpo.

Elas são causadas pela sudorese excessiva e apresentam os seguintes sintomas:

  • Bolhas;
  • Manchas vermelhas;
  • Coceira;
  • Erupção na pele;
  • Queimação;
  • Saliências.

Normalmente, elas desaparecem sozinhas, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem. Manter o ambiente fresco, ventilado e a pele hidratada são passos que irão ajudar a amenizar e diminuir o desconforto. Permanecendo os sintomas, consulte um dermatologista.

Micoses

As micoses são, sem dúvida uma das doenças mais comuns no verão. Isso acontece porque o calor e a maior umidade dessa época favorecem a proliferação de fungos, microorganismos responsáveis pelas micoses.

Aumento do suor, ambientes úmidos e quentes, e permanecer com roupas de banho molhadas por longo tempo são exemplos de situações que também facilitam a contaminação pelos fungos.

Ao notar o aparecimento de manchas brancas, róseas, pardas e o não bronzeamento de certas áreas do corpo, fique alerta! O não bronzeamento indica que essas áreas estão infectadas por fungos. A solução, em geral, não é complexa e utiliza medicação antifúngica, mas é preciso disciplina para que o tratamento seja eficaz e fique tudobem.

Intoxicação alimentar

Quando ingerimos algum alimento mal preparado, sem procedência ou infectado por algum tipo de vírus, bactéria, parasita ou substância tóxica, as reações que nosso corpo apresenta podem ser chamadas de intoxicação.

Intoxicação por manipulação inadequada ou por sujeiras provenientes do ambiente são as mais comuns nesta época. Em média, a doença dura de 7 a 10 dias, tendo como sintomas diarreia, febre, náuseas, vômito e fraqueza. Para prevenir a intoxicação alimentar, evite alimentos crus e mal passados. Ao perceber os primeiros sintomas, mantenha o corpo hidratado e procure orientação médica.

Inflamações no ouvido

Não existe maior incômodo do que dor de ouvido. Mas para ficar tudobem e evitar inflamações e, consequentemente, as dores de ouvido, fique atento a esta dica:

  • Evite o contato dos ouvidos com a água durante a natação ou banhos em praias, piscinas ou rios. Ao surgir a sensação de água no ouvido, coceira, dor e, até mesmo a saída de secreção pelo conduto auditivo, procure um especialista que irá receitar para você medicamentos para aliviar o desconforto e possíveis inflamações ou infecções.

Arboviroses

A união entre as chuvas e o calor do verão são grandes potencializadores para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de arboviroses, a exemplo de dengue, zika e chikungunya. O combate ao inseto é feito através da eliminação dos locais de sua reprodução como locais que possam acumular água. O uso de repelente também pode ajudar a prevenir as arboviroses.

Bicho geográfico

Entre as doenças mais comuns no verão, também temos o bicho geográfico.

A areia da praia é um ambiente propício para a proliferação de vários fungos, por isso, nesta época, os riscos de sair da praia com algum tipo de micose são altos.

A larva migrans, conhecida como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato. A forma mais eficiente de se proteger é usar chinelos e não sentar diretamente na areia da praia ou no gramado. Além disso, cuidar dos pets e recolher suas fezes também ajudam na prevenção.

O seu tratamento é feito com vermífugos por via oral, além de antialérgicos, que ajudam a aliviar a coceira.

Pterígio

Também conhecido como “carne no olho”, o pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Essa alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila.

Entre os seus sintomas podemos destacar: visão turva, olhos avermelhados, fotofobia, lacrimejamento, uma pele nos olhos em direção à pupila e ardência nos olhos.

Como a poeira e a exposição ao sol são fatores que podem contribuir para o surgimento do problema, uma das melhores formas de prevenir é através do uso de óculos de sol. Isso porque, eles podem proteger os olhos contra poeira, vento e luz ultravioleta.

O seu tratamento pode variar entre uma intervenção cirúrgica, uso de colírios ou até mesmo o uso de um adesivo biológico.

Ceratite

A ceratite também é uma das doenças mais comuns no verão. Ela afeta a porção externa dos olhos que serve como barreira da superfície ocular e avança bem rapidamente.

Trata-se de uma inflamação que pode ser causada tanto pela exposição excessiva à luz solar quanto pelo contato com água contaminada ou até ao usar lentes infectadas. Seus sintomas incluem: visão borrada, lacrimejamento, dores, sensibilidade à luz e presença de sangue nas vistas.

Cuidados gerais com a saúde durante o verão

Para evitar as doenças mais comuns no verão e manter a saúde  é importante seguir algumas recomendações:

  • Fuja das horas mais quentes do dia;
  • Use roupas leves e de algodão;
  • Abuse do protetor solar;
  • Beba pelo menos 2 litros de água;
  • Mantenha o corpo seco, sem contato com roupas de banho molhadas;
  • Evitar permanecer em ambientes fechados e muito quentes.

Seguindo essas dicas é possível evitar os problemas comuns no verão os quais mencionamos. Além disso, também tenha muito cuidado com a alimentação e contribua com a limpeza da praia, para que não ocorra acúmulo de água em alguma superfície, o que pode ocasionar em casos de dengue, além de outras doenças. E não se esqueça de usar repelente!

Fique atento a sua saúde e a dos seus familiares e tenha um verão tudobem!

Para ficar tudobem!

A tudobem reúne os melhores médicos da sua região, clínicas de imagem e laboratórios que são referência, tudo isso a preços reduzidos.

Se você não tem plano de saúde, não quer pagar mensalidades altíssimas, mas quer cuidar da sua saúde, a tudobem foi feita para você. Agende a sua consulta agora mesmo.

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu