Baixe nosso app

ISTs: O que são? Tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

ISTs (Infecções Sexualmente transmissíveis) saiba quais são as mais comuns, tratamento, transmissão e sintomas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) surgem todos os dias. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. Em média, uma em cada 25 pessoas no mundo tem, pelo menos, uma dessas ISTs.

“Essas infecções indicam que as pessoas estão correndo riscos com sua saúde, sexualidade e saúde reprodutiva”, disse Melanie Taylor, autora principal do relatório e epidemiologista médica do departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa da OMS.

Esses dados são alarmantes, que refletem a falta de informação e até mesmo preconceito de muitas pessoas quando o assunto são doenças sexualmente transmissíveis.

Pensando nisso, a tudobem preparou um guia com as principais informações que permeiam o assunto. Acompanhe.

DSTs ou ISTs? Qual a diferença entre elas?

Atualmente, o termo ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) vem sendo amplamente utilizado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sinais e sintomas. 

ISTs: tipos de contágio, sintomas e consequências 

Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST também pode ocorrer por meio da transmissão vertical para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas.

De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Tipos mais comuns

Herpes genital

O herpes genital é uma IST altamente contagiosa causada por um tipo de vírus denominado herpes simplex (HSV). A maioria das pessoas com HSV não sabem que têm o vírus por não apresentarem sinais ou sintomas. Quando os sinais e sintomas são perceptíveis, aparecem lesões características.

O diagnóstico do herpes genital é realizado por exame clínico dessas lesões e confirmado por exames laboratoriais. Não existe cura para o herpes, mas ele pode ser controlado com medicação e prevenido com vacina.

Infecção por papilomavírus humano (HPV)

A infecção por HPV é um dos tipos mais comuns de IST e pode ser prevenida com vacina. Algumas formas de HPV colocam as mulheres em alto risco de câncer cervical; já outras causam verrugas genitais.

O HPV geralmente não apresenta sinais ou sintomas. A infecção pode ser diagnosticada com exames preventivos anuais no colo do útero, para monitorar o aparecimento de possíveis lesões.

O tratamento das verrugas genitais deve ser individualizado, dependendo da extensão, quantidade e localização das lesões. Podem ser usados laser, eletrocauterização, ácido tricloroacético (ATA) e medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

Sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana de órgãos genitais, pele e mucosas, mas em alguns casos também pode envolver outras partes do corpo, incluindo o cérebro e o coração.

O principal sintoma da doença é uma ferida indolor, geralmente em órgãos genitais, reto, língua ou lábios.

Se desenvolver, os sintomas podem piora,  podendo aparecer erupções cutâneas em qualquer área do corpo. Além de febre, linfonodos aumentados, fadiga e desconforto. 

O diagnóstico da sífilis pode ser realizado por exames diretos, como bacterioscopia ou testes imunológicos. A enfermidade é tratada com o uso de penicilina ou ceftriaxona.

Sem tratamento, a bactéria da sífilis pode se espalhar, causando sérios danos aos órgãos internos e até morte anos após a infecção original.

HIV

Ao ser infectado pelo HIV, a pessoa pode ser assintomática ou desenvolver sintomas  semelhantes à gripe, geralmente de duas a seis semanas após a infecção.

Os sintomas mais persistentes ou graves do HIV podem não aparecer por 10 anos ou mais após a infecção inicial. E o diagnóstico  é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral.

Apesar de ainda não ter cura, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente com um uso do famoso “coquetel”, combinado de medicamentos que inibem a evolução das infecções. 

Hepatite

hepatite A, hepatite B e hepatite C são infecções virais contagiosas que afetam o fígado. As hepatites B e C são as mais graves das três, podendo causar inflamação no fígado. .É possível prevenir o tipo B com vacina.

Algumas pessoas nunca desenvolvem sinais ou sintomas da hepatite, mas para aquelas que manifestam, os sinais e os sintomas podem ocorrer várias semanas após a exposição e podem incluir:

  • Fadiga;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Desconforto abdominal (especialmente na área do fígado);
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Urina escura;
  • Dores musculares ou articulares.

O diagnóstico da hepatite é feito por meio de testes de função hepática e sorologia, para identificar o vírus. O tratamento para hepatite pode ser feito apenas com repouso, boa alimentação e hidratação. No entanto, em alguns casos, o médico poderá prescrever o uso de medicamentos.

Como prevenir as ISTs

A camisinha é o meio mais eficaz para reduzir risco de transmissão de IST, além de seu uso evitar gravidez e a AIDS.

Se não tratadas, as Infecções Sexualmente Transmissíveis podem inclusive causar infertilidade, câncer e até mesmo a morte. Por isso, sempre tenha relações sexuais seguras, leve com você e exija do seu parceiro ou parceira o uso da camisinha.

Além disso, visitas rotineiras ao ginecologista ou urologistas são essenciais para a prevenção de ISTs, no aparecimento de sintomas e para a manutenção da sua saúde. Aqui na tudobem temos uma rede completa de especialistas capacitados e laboratórios qualificados para atender você.

Não descuide da sua saúde

Nós, da tudobem, acreditamos que a informação é o primeiro passo para termos uma vida mais saudável. Por isso, quebrar tabus e disseminar informações corretas sobre doenças sexualmente transmissíveis é essencial para que homens e mulheres tenham conhecimento sobre os seus corpos e saibam identificar os menores sinais de mudanças que possivelmente possam vir a surgir. Esteja sempre em alerta!

Procure por especialistas capacitados para tirar as suas dúvidas, não espere para depois, faça exames de rotina e ao surgirem os primeiros sintomas procure sempre por um médico. Agende a sua consulta aqui na tudobem.

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu