Baixe nosso app

Saiba o que incluir na alimentação para aumentar a imunidade

Saiba o que incluir na alimentação para aumentar a imunidade e fortalecer as defesas do organismo

Diante do cenário atual, no qual sofremos com surtos de gripe, lidamos com a COVID-19 e o surgimento de suas variantes, é essencial aumentar a imunidade. 

As vitaminas podem desempenhar um papel importantíssimo nesse sentido, pois ajudam a formar um verdadeiro escudo protetor contra esses vírus.  Pensando nisso, a tudobem fez uma lista especial, para garantir seu bem-estar e saúde. Confira!

1. Vitamina C

Entre todas as vitaminas, ela é a mais famosa! Usada para combater gripes e resfriados, a vitamina C é um potente antioxidante natural e fortalece o sistema imune. Ela também auxilia na absorção de ferro e faz parte do combate à anemia. 

Onde encontrar: a vitamina C pode ser facilmente encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e abacaxi. Além disso, ela também está presente em vegetais, como rúcula, agrião, espinafre, brócolis e lentilha.

2. Vitamina D

A vitamina D também traz benefícios para o sistema imunológico, uma vez que certas células imunes, como os linfócitos, apresentam receptores específicos para sua sintetização.

Onde encontrar: pode ser encontrada em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, ovos e cogumelos secos. A vitamina D também é um hormônio produzido pelo corpo humano. Para isso, basta se expor ao sol, sem protetor solar, por um período de 20 minutos por dia. A fim de evitar os efeitos nocivos dos raios solares, é ideal que o banho de sol ocorra antes das 10 da manhã ou após às 16 horas.

3. Vitamina A

A vitamina A ajuda a aumentar a imunidade, está ligada à ação antioxidante, e capacidade de regeneração dos tecidos. Além disso, ela auxilia na proteção da pele e mucosas, sendo uma vitamina boa para imunidade baixa, oferecendo um pacote completo de benefícios para o corpo.

Onde encontrar:  em alimentos de origem animal, nos vegetais de cor amarela, laranja e verde escura. 

4. Vitamina E

Outra vitamina para aumentar a imunidade do organismo é a vitamina E. Ela atua no combate aos radicais livres, fortalecimento do sistema imune e muitos outros processos importantes para o nosso corpo.

Onde encontrar: a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como avelãs, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol e amêndoas.

5. Selênio

Outro item da nossa lista de vitaminas e minerais para aumentar a imunidade e deixar tudobem com o seu corpo é o selênio. Importante aliado, ele ajuda a fortalecer o sistema imune e reduzir inflamações, além de oferecer ação antioxidante.

O selênio também contribui para o tratamento de pessoas com doenças que prejudicam a imunidade, como o HIV e a tuberculose, prevenindo que novas infecções se desenvolvam.

Onde encontrar: o selênio é encontrado na água mineral e em alimentos como castanhas, farinha de trigo e na gema do ovo.

6. Probióticos

Os probióticos reduzem a atração e o surgimento de bactérias patogênicas às células do intestino, diminuindo sua capacidade de invadir nosso organismo e causar doenças. Ademais, eles ainda fortalecem a barreira funcional intestinal, regulam o sistema imune e diminuem a produção de substâncias pró-inflamatórias.

Onde encontrar: é possível encontrar os probióticos em iogurtes, alimentos fermentados à base de soja, kefir, kombucha e ainda em cápsulas.

 

Agora que você já sabe a importância das vitaminas para melhorar a sua imunidade e, consequentemente, manter o seu corpo protegido de vírus e muitos outros males, que tal agendar um check-up com a tudobem?

Através dos exames laboratoriais certos é possível saber os níveis dessas vitaminas no organismo e, se necessário, um especialista da rede credenciada tudobem irá orientar você indicando uma dieta mais adequada ou até mesmo suplementos para você ter um corpo saudável e equilibrado.

Marcar uma consulta é bem simples e fácil, confira e agende a sua consulta com a tudobem

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu