Baixe nosso app

Reeducação alimentar: faça as pazes com seu corpo

A reeducação alimentar é fundamental para uma saúde mais equlibrada, tanto fisicamente como mentalmente.

Emagrecer sem engordar de novo parece um sonho distante, coisa de filmes e reality shows mas o que a tudobem veio te contar hoje é que perder uns quilinhos e manter o novo peso é possível sim! E melhor, com saúde.

O segredo para emagrecer sem correr o risco de engordar novamente passa pela reeducação alimentar, uma forma de experimentar e consumir novos alimentos e diminuir o volume de comida nas refeições.

Assim, é possível perder peso com saúde, sem ter que recorrer a procedimentos cirúrgicos ou remédios. Atenção, é importante ficar atento: para conquistar melhores resultados, é importante que a mudança nos hábitos alimentares seja acompanhada pela prática regular de atividades físicas.

A reeducação alimentar é a melhor receita para emagrecer com saúde e segurança. Consiste em consumir alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras. E, diminuir o consumo de fast food e alimentos industrializados como refrigerantes, frituras e alimentos ricos em açúcar.

Além disso, é importante que a RA seja feita sob orientação de um nutricionista, pois o processo deve ser gradual e levar em conta os hábitos alimentares e estilo de vida prévios.

Conheça 8 benefícios da reeducação alimentar

  1. Aumento da saciedade e do consumo de nutrientes variados
  2. Absorção adequada de nutrientes
  3. Melhora da qualidade da pele e do cabelo
  4. Aumento da energia
  5. Redução de sintomas ligados à TPM, como irritabilidade e compulsão alimentar
  6. Fortalecimento do sistema imunológico
  7. Diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade
  8. Melhor funcionamento do intestino

A reeducação alimentar é o processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante das refeições. Diferente de dietas alimentares que excluem grupos de alimentos como gorduras e carboidratos, a RA é baseada em uma melhora na relação entre paciente e comida.

Até porque, mudar hábitos é algo que se leva para a vida toda, por isso pode ser a melhor estratégia para chegar a um peso saudável. Já os métodos mais restritivos geram muito sofrimento e são mais difíceis de serem sustentados a longo prazo. 

 Paciência é a palavra-chave! Quando o assunto é emagrecimento, é normal a busca por resultados rápidos. No entanto, é preciso persistência para mudar hábitos que foram construídos por meio da repetição ao longo de anos. Por exemplo, para uma pessoa que toma refrigerante todos os dias durante o almoço, é difícil substituir por água da noite para o dia. 

 Então, para ajudar você a começar a entrar nesse mundo, compartilhamos algumas boas práticas que, com repetições, podem virar hábitos e ajudar na sua reeducação alimentar.

Como começar a reeducação alimentar?

O horário da refeição deve ser tranquilo

Na hora de comer, foque na atividade que você está desempenhando. Evite ficar conectado às redes sociais ou fazendo algum trabalho ao mesmo tempo em que se alimenta.  

Além disso, coma devagar, mastigue com calma. Isso  faz com que a digestão se torne um processo mais rápido e saudável.

Dê preferência à comida caseira

Se você conseguir criar aos poucos a rotina de cozinhar, será ótimo! Essa é uma das melhores formas de reeducar a alimentação. Ao cozinhar em casa, você pode fazer preparações mais frescas e leves.

Planeje-se!

Reeducação alimentar é manter o controle sobre o que se come. Por isso, você deve ter a consciência de que escolherá aquilo que suprirá suas necessidades, e isso começa desde as decisões na hora da compra. 

 Faça uma lista e compre somente aquilo que você planejou. O carrinho de compras equilibrado é o primeiro passo para uma alimentação de qualidade. 

Faça atividade física!

Para manter uma reeducação alimentar correta, é preciso adotar hábitos que promovam o bem-estar no seu dia a dia. Um deles é praticar exercícios com frequência. 

 Comece com uma caminhada de 30 minutos. Outra opção é tirar um momento do dia para dançar as músicas que você gosta de ouvir.

Faça exames e consultas com especialistas com frequência!

As mudanças nos seus hábitos alimentares devem ser acompanhadas e orientadas por uma equipe de especialistas.

Portanto, não esqueça de fazer check-ups anuais para garantir que todos os nutrientes estão sendo bem aproveitados pelo seu organismo.

 Que tal começar o ano com essa meta para ser cumprida? A tudobem está aqui para ajudar você neste processo! Somos um aplicativo que facilita o agendamento de consultas com médicos de confiança e o acesso de exames com condições de pagamento facilitadas. Baixe o aplicativo e conheça!

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu