Baixe nosso app

5 especialidades de pediatria que atendem as crianças

especialidades da pediatria

Pediatria é a área de medicina voltada ao tratamento de crianças e adolescentes. Aliás, o termo pediatria foi criado em 1880 e é a junção de duas palavras gregas: “paidos” (que significa criança) e “iatreia” (que é processo de cura).

Além disso, para ser pediatra no Brasil e se dedicar a especialidades de pediatria, é preciso ter formação específica em uma residência médica dentro desta especialidade ou ser aprovado em exame de títulos realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Em primeiro lugar, nesta área da medicina, assim como nas demais, os profissionais devem exercer suas atividades com competência, habilidade, segurança, paciência e empatia. Por sua vez, o pediatra, mais do que ser o responsável pelo tratamento de doenças, tem o dever de prevenir e orientar os pacientes na busca por práticas de vida saudável – que envolvem alimentação adequada, vacinas, atividade física, leitura, incentivo à autoestima e ajuda nas dificuldades escolares, sociais e sexuais.

Ou seja, crianças e adolescentes precisam ter um pediatra que os conheça e os acompanhe ao longo do seu crescimento e desenvolvimento. Ademais, os pais desses pacientes podem e devem contar com o apoio de um pediatra para assegurar as questões físicas, mentais e emocionais de seus filhos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 37 mil pediatras atuam no país hoje em dia. Outro papel fundamental do pediatra é dar suporte ao aleitamento materno, às campanhas de vacinação, à prevenção de acidentes, ao combate à obesidade e à violência.

Especialidades de pediatria: #1 Cardiologista infantil

Ir ao cardiologista não é uma necessidade exclusiva dos adultos. Isso porque estatísticas mostram que crianças também inspiram cuidados ao se tratar de doenças cardíacas. Quase 30 mil crianças adquirem, por ano, doenças cardíacas já ao nascerem, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, as cardiopatias congênitas são responsáveis por 6% da mortalidade infantil antes dos 12 meses de vida.

Dados da Associação Pan-americana de Saúde (OPAS) apontam que, a cada ano, aproximadamente 8 milhões de recém-nascidos no mundo nascem com um grave defeito ou anomalia congênita. Pesquisas da OPAS revelam que mais de 47% dos recém-nascidos não chegam aos 5 anos de idade.

Resumidamente, a cardiologia infantil tem como os principais objetivos a prevenção e o tratamento de doenças cardiológicas. Logo, o acompanhamento pode ir desde o pré-natal até o início da fase adulta.

O médico especializado em detectar anomalias e problemas na estrutura do coração dos pacientes pediátricos é o cardiologista infantil. Sendo assim, as funções deste profissional são:

  • Acompanhar o desenvolvimento da criança desde o ventre materno e identificar a tendência de o paciente desenvolver problemas cardíacos;
  • Solicitar e interpretar exames laboratoriais e de imagem;
  • Executar exames físicos, como a medição da pressão arterial e dos sinais vitais;
  • Avaliar a necessidade de cirurgias para a correção de disfunções no coração;
  • Diagnosticar e prescrever o tratamento para as cardiopatias congênitas e os problemas adquiridos com o passar do tempo.

Especialidades de pediatria: #2 Neurologista infantil

Em segundo lugar na nossa lista vem o neurologista infantil ou neuropediatra, profissional que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças e que avalia o sistema nervoso como um todo. Atua a partir da análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem da criança durante o desenvolvimento dela.

A saber, certas doenças neurológicas são comuns na infância e na adolescência. São elas:

  • Meningites;
  • Encefalites;
  • Epilepsias;
  • Doenças do sono, como o sonambulismo;
  • Doenças musculares;
  • Dores de cabeça.

Determinados comportamentos das crianças com problemas neurológicos já surgem nos primeiros meses de vida e podem ser notados pelos pais. Outros acabam aparecendo quando as crianças estão maiores.

Por isso, é importante sempre estar atento a alguns sinais: dificuldade escolar, atraso na fala, insônia, dificuldade para caminhar, tiques e dislexia. No caso de recém-nascidos, a demora em conseguir sentar sem apoio ou a demora para engatinhar ou começar a falar podem ser sinais de problemas neurológicos.

Especialidades de pediatria: #3 Otorrinolaringologista infantil

O otorrino pediatra é o médico que identifica problemas relacionados aos ouvidos, ao nariz e à garganta. É ele o profissional que pode promover o tratamento adequado quando alguma patologia é diagnosticada.

Bebês e crianças são a parte da população mais suscetível a desenvolver infecções no ouvido e na garganta. Há ainda a adenoide – conhecida popularmente como carne esponjosa –, que é uma hipertrofia no nariz que pode causar respiração oral, desencadeando outras complicações.

Determinados sintomas servem como um alerta aos pais para procurarem um otorrinolaringologista infantil. São eles:

  • Não passar no teste da orelhinha na maternidade;
  • Respirar apenas pela boca;
  • Apresentar dificuldades no desenvolvimento da fala e da dicção;
  • Dificuldades de aprendizado na fase escolar;
  • Ronco e sono agitado;
  • Otite;
  • Falar alto e demorar para responder.

Consultar a criança com um otorrino pediatra melhora a qualidade de vida dela. É este atendimento especializado que ajuda na identificação da surdez de forma precoce, por exemplo.

Especialidades de pediatria: #4 Gastro infantil

A gastroenterologia pediátrica é a especialidade responsável pelo sistema digestivo de crianças e adolescentes, na qual o médico domina as particularidades da anatomia do paciente – considerando a idade e o desenvolvimento humano.

O gastro é o especialista que faz o diagnóstico e trata todas as doenças originadas no sistema digestivo, ou seja, é o profissional que observa desde a boca e o esôfago, até o estômago, pâncreas, fígado, intestino grosso e intestino delgado, que são os órgãos pelos quais o alimento percorre.

Os seres humanos precisam consumir alimentos para sobreviver e, por essa razão, o corpo está preparado fisiologicamente para receber cada componente e retornar ao organismo o que adquirimos por meio da comida. Todo esse processo ocorre no sistema digestivo.

O alimento deve ser consumido diariamente por todos os seres humanos, contudo, na infância é ainda mais importante que o processo de alimentação seja feito corretamente. Como as crianças estão em contínuo crescimento, precisam absorver os nutrientes dos alimentos no corpo.

As principais doenças ligadas ao sistema digestivo e que atingem as crianças são:

  • Gastroenterite Infantil – irritação e inflamação do conjunto do trato digestivo, causando dores abdominais e diarreias;
  • Dispepsia – dificuldade para evacuar, o que causa dor abdominal, contrações na região do intestino, gases, diarreias, náuseas e ardores;
  • Flatulência – trata-se de uma grande quantidade de gases presos no estômago ou no intestino, que causam dores e desconfortos.

A orientação para evitar que crianças tenham doenças gastrointestinais e outros problemas no aparelho digestor é que elas se alimentem de maneira rica e saudável, além de contarem com o apoio de um especialista, se necessário.

Especialidades de pediatria: #5 Nutrólogo infantil

Cuidar da alimentação melhora o estilo e a qualidade de vida de qualquer pessoa. O nutrólogo materno infantil é o profissional que cuida da alimentação da gestante e, depois, da criança.

Mulheres que querem engravidar e as gestantes devem se alimentar de maneira saudável, consumindo comida rica em vitaminas e sais minerais. Isso para que se tenha uma maior quantidade de nutrientes na gestação e na amamentação.

O aleitamento materno deve ser exclusivo, se possível, até o sexto mês de vida do bebê, sendo oferecido em livre demanda. Além de nutrir a criança, a amamentação proporciona uma interação entre mãe e filho, atuando no estado nutricional da criança e na habilidade do bebê em se defender de infecções. Também impacta na fisiologia e nos desenvolvimentos cognitivo e emocional da criança. Ainda, influencia a saúde física e psíquica da mãe.

Depois desse período de amamentação exclusiva, dá-se início à introdução alimentar. A partir do primeiro ano de idade, as comidas já são o principal alimento da criança. Até os 7 anos, algumas crianças podem apresentar desinteresse na hora da alimentação. Ou sejam nestas ocasiões, é importante ter um trabalho de educação nutricional feito em consultório com a criança. Isso de maneira lúdica e interativa para que a criança entenda qual é a necessidade dos alimentos na vida dela.

Por fim, todas essas especialidades de pediatria e muitas outras se dedicam aos cuidados com os pequenos. Esperamos que eles fiquem sempre bem e saudáveis. Consulte a nossa rede de médicos e conte com os nossos especialistas, credenciados nas diversas áreas da medicina, tudobem?

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu