Baixe nosso app

Saiba quando procurar um urologista

Saiba quando procurar um urologista

O urologista é o médico especializado em cirurgia geral e em urologia. É o responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento de doenças urinárias em homens e em mulheres – ou seja, cuida da saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres – para que fique tudobem com a saúde dos pacientes. Por isso, é importante saber quando procurar um urologista.

Esta especialidade é também a área médica que faz o tratamento de cálculos renais. Infecção urinária e incontinência urinária – que atinge 40% das grávidas e 35% das mulheres na pós-menopausa – são tratadas pelo urologista. Por isso, o especialista atende um grande número de mulheres, ao contrário do que muita gente pensa.

Além disso, tumores nos rins ou na bexiga devem ser acompanhados por este profissional. É também aquele que diagnostica e trata doenças relacionadas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Cuida, inclusive, dos órgãos do sistema reprodutor masculino.

Há uma série de doenças acompanhadas por esses médicos, que fornecem, também, as orientações para tratamentos. Nos casos em que os pacientes são homens ou mulheres, cuidam de infecções e inflamações em todo o trato urinário, cálculos renais, cânceres no sistema urinário e distúrbios miccionais.

Falando de homens, lidam também com doenças sexualmente transmissíveis, fimose, ejaculação precoce, impotência sexual, curvatura peniana, infertilidade e tumores que atingem o sistema reprodutor masculino.

Saiba quando procurar um urologista

Há sinais que indicam a necessidade de procurar um urologista, como dores em determinadas regiões (lombar, abdominal, no pênis e nos testículos), problemas nas relações sexuais dos homens, sinais de doenças sexualmente transmissíveis e idade.

A recomendação é para que todos os homens com mais de 40 anos o consultem para realizar o exame de próstata e de antígeno prostático específico (PSA), cuja mensuração ocorre pela coleta de sangue e destinado à detecção de câncer na região.

É importante ressaltar que sintomas urinários também são um alerta para que se procure um urologista. Confira alguns deles:

  • Desconforto ao urinar;
  • Gotejamento;
  • Incontinência urinária;
  • Presença de sangue na urina;
  • Aumento da frequência urinária diurna e noturna;
  • Diminuição do fluxo urinário.

Importante lembrar que o câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o 2º tipo de doença mais comum entre os homens no Brasil. São 65 mil novos diagnósticos por ano, deixando 15 mil vítimas. Depois do câncer de pulmão, é o que mais causa mortes na população masculina em todo o mundo. Contudo, novos tratamentos têm surgido para ajudar a combater a doença e a reduzir estes números.

Para fazer o diagnóstico, o urologista pode pedir diversos tipos de exames, que vão além do clínico. Exames de sangue, por exemplo, podem avaliar a creatinina, a ureia, o ácido úrico, a contagem de leucócitos e o já citado marcador tumoral PSA. Entre os exames de imagem, podem ser utilizadas a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Há também o espermograma, a biópsia vesical, a fluxometria, a uretrocistoscopia e o exame de toque retal.

Tudobem procurar ajuda!

Tudobem procurar por um urologista – sendo homem ou mulher. Quando se identifica um sintoma, o melhor é fazer uma investigação completa. Isso para avaliar as condições do trato urinário e a saúde sexual.

Aliás, consultar o médico o quanto antes e identificar a doença nos primeiros sinais são atitudes que dão mais oportunidades para o paciente obter sucesso no tratamento e evitar complicações. Sendo assim, cuide da sua saúde para ficar tudobem!

Quer saber mais?

 Baixe nosso app

O aplicativo da tudobem leva mais praticidade à sua vida, já que basta alguns cliques para marcar uma consulta ou exame com especialistas por um preço que cabe no seu bolso

Posts Recentes

Menu